Palestra técnica sobre as classes de tiras de aço elétricas para acionamentos automotivos
| Segmentos e aplicações

AÇO ELÉTRICO DA WAELZHOLZ FABRICADO COM PRECISÃO PARA PROPULSÕES VEICULARES

Johannes Zufacher deu uma visão geral da fabricação de aço elétrico

A Waelzholz esteve presente no 33o Colóquio de Aço, realizado na cidade alemã de Aachen em março de 2019, com uma palestra especializada sobre a fabricação de aço elétrico de baixa espessura para métodos de propulsão energeticamente eficientes. Organizado neste ano, pelo Instituto de Conformação de Metais (IBF ‒ Institut für Bildsame Formgebung) da Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália, o foco do evento realizado em Aachen esteve orientado para temas atuais e desafios das técnicas de estampagem. Eles foram apresentados em diversas palestras a partir do ponto de vista das áreas de tecnologia de materiais, da construção de equipamento e dos segmentos das aplicações. Essa conferência proporcionou aos participantes a oportunidade de uma discussão técnica intensiva com institutos e representantes da indústria.

No âmbito de uma série de palestras relacionadas ao tema “Chapas magnéticas com perdas reduzidas para motores energeticamente eficientes”, Johannes Zufacher, do departamento de Assistência Técnica e Desenvolvimento Aço Elétrico da Waelzholz, dissertou sobre a fabricação de qualidades de aço de alta liga para a aplicação em motores elétricos veiculares. As altas frequências no núcleo magnético, devido ao seu elevado número de rotações, bem como os conceitos inovadores de motorização geram exigências extremamente altas em relação ao aço elétrico, as quais demandam um complexo processo de fabricação para atendê-las. Com base em conceitos de liga de alto silício, as propriedades magnéticas e mecânicas são ajustadas por meio de uma combinação de operações termomecânicas (laminação e recozimento). Nesse contexto, as etapas individuais do processo são perfeitamente coordenadas; buscando sempre o objetivo de alcançar o mínimo de perdas magnéticas e maximizar o limite de escoamento para, desse modo, melhorar a eficiência do motor.

“O aperfeiçoamento das propriedades magnéticas e mecânicas é um resultado da interação dos diversos parâmetros de influência, levando em consideração as possibilidades de uma fabricação em escala industrial”, disse Zufacher ao resumir sua palestra. Nesse caso, faz-se necessário seguir definindo com o cliente as exigências em relação ao material para produzi-lo de forma aperfeiçoada quanto ao seu processo e a sua aplicação.

| Sustentabilidade O podcast da Waelzholz: materiais siderúrgicos de alto desempenho para uma economia sustentável

Os materiais siderúrgicos da Waelzholz possibilitam uma eficiência energética mais elevada e maior durabilidade de… / saiba mais