Bobina de aço laminado da produção sustentável de aço na ponte rolante na Waelzholz
| Sustentabilidade

A Waelzholz e a Tata Steel querem aço mais ecológico

A Waelzholz e a Tata Steel Nederland partilham um objetivo comum: ambas as empresas pretendem alcançar uma produção completamente neutra em termos de CO2 até 2045. Para tal, deram agora um passo importante: em março, representantes das duas empresas assinaram um acordo para o fornecimento de aço relaminado a quente com baixa emissão de CO2 da marca Zeremis Carbon Lite.

A fim de atingir suas metas climáticas, o Grupo Waelzholz conta com fornecedores como a Tata Steel Nederland: "90% da Product Carbon Footprint (PCF - Pegada de Carbono do Produto) é atribuída ao Escopo 3, ou seja, à cadeia de suprimentos do início do processo", explica o Dr. Matthias Gierse, Diretor Comercial da Waelzholz. "É por isso que a aquisição de aço relaminado a quente com baixa emissão e parcerias como esta são extremamente importantes para nós."

A procura de aço não vai diminuir no futuro, muito pelo contrário: O aço desempenha um papel fundamental no processo de transição energética. "Daí a importância de produzir aço de forma responsável e sustentável, tendo em conta todas as fases da cadeia de valor. Isso só pode ser feito em conjunto", afirma Heather Wijdekop, Diretora Comercial da Tata Steel Nederland. "Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Waelzholz no sentido de uma produção de aço sustentável."

Cooperação entre a Tata Steel e a Waelzholz para a produção de aço laminado com CO2 reduzido
Assinatura do contrato na Waelzholz em Hagen, Alemanha: Johannes Muddemann – Gestor de Contas da Tata Steel; Adam Cietak – Diretor Comercial do Departamento de Engenharia da Tata Steel; Heather Wijdekop – Diretora Comercial da Tata Steel Ijmuiden; Thorsten Hilker – Comprador de Matérias-Primas da Waelzholz; Marcus Englberger – Diretor de Aquisições da Waelzholz; Dr. Matthias Gierse – Diretor Comercialda Waelzholz; Mirenka Fortuin – Diretora de Vendas do Departamento de Engenharia da Tata Steel; Markus Schmidt – Chefe do Departamento de Aquisições de Matérias-Primas e Energia (a partir da esquerda).

30% menos CO2

Para a Waelzholz, o compromisso agora assinado é o próximo passo lógico para alcançar os seus objetivos em termos de sustentabilidade. Marcus Englberger, Diretor de Aquisições da Waelzholz, explica: "Como primeiro passo, vamos receber material cujo PCF tenha baixado em até 30%. As primeiras entregas de aço relaminado a quente com baixas emissões já estão previstas para este ano".

Mais um marco histórico

A Tata é já a quarta fornecedora com a qual a Waelzholz assinou um acordo para o fornecimento de aço com baixas emissões de CO2. Desde o final de 2023 a Waelzholz disponibiliza produtos com um PCF reduzido em relação ao ano de referência de 2018. A redução pode ser definida pelo cliente em termos absolutos ou percentuais. "O acordo agora firmado representa mais um importante marco no desenvolvimento significativo da descarbonização em toda a cadeia de valor do aço", afirma o Diretor Geral da Waelzholz, o Dr. Matthias Gierse.

| Sustentabilidade Waelzholz e thyssenkrupp dão um passo importante rumo à produção ecológica de aço

A Waelzholz recebeu da thyssenkrupp Hohenlimburg a primeira entrega de bobinas com redução de CO2. / saiba mais