Experiência em aço elétrico da Waelzholz no simpósio de materiais em Salzgitter
| Empresas & mercados

EXPERTISE EM AÇO ELÉTRICO DA WAELZHOLZ NO SIMPÓSIO SOBRE MATERIAIS EM SALZGITTER

Norbert Brachthäuser falou sobre a importância de qualidades GNO para motores automotivos

Em novembro de 2018, com um estande e uma palestra relacionada ao tema “Aço elétrico para motores automotivos”, a Waelzholz marcou presença no Simpósio sobre Materiais na cidade alemã de Salzgitter. O evento intitulado “Materiais e conceitos para veículos do futuro” foi promovido pelas empresas Volkswagen AG, Salzgitter AG e pela associação ITS mobility e. V..

No simpósio estavam em foco os conceitos alternativos de propulsão, como os motores elétricos e à combustão de gás natural ou de  combustíveis líquidos e gasosos de produção regenerativa. Inúmeras palestras técnicas bem como subsequentes discussões de pódio fomentaram a ampliação de conhecimento e a criação de redes, incentivando ainda ideias para possíveis projetos em conjunto. Norbert Brachthäuser, gerente do departamento de Assistência Técnica Aço Elétrico da Waelzholz, apresentou em sua palestra novas qualidades de aços elétricos de grão não orientado NO para a aplicação em motores elétricos automotivos bem como o aprimoramento da tecnologia de revestimento de cura autoadesiva. Apesar dos mais variados cenários relativos ao desenvolvimento da eletromobilidade, um fato está claro: No futuro, a demanda de aço elétrico de grão não orientado seguirá crescendo. Especialmente para os motores muito exigidos de um veículo de propulsão elétrica, o aço elétrico de grão não orientado é um elemento importante e determinante para o seu desempenho. As tiras de aço elétrico de alta qualidade e baixa espessura reduzem nitidamente as perdas por correntes parasitas em caso de altas frequências, possibilitando assim, motores elétricos altamente eficientes e de poucas perdas. Além disso, graças à tecnologia de revestimento de autocura e adesão, é assegurado um fluxo magnético inalterado entre as diversas lamelas de um pacote de rotor e estator. Brachthäuser concluiu sua palestra com um esquema do ciclo do processo, desde a aplicação e pré-secagem do verniz até a fusão dos elementos.

Entre os 100 participantes, além do palestrante Norbert Brachthäuser, também estiveram presentes no Simpósio sobre Materiais Peter Rademacher e André Reimann como representantes do departamento de Assistência Técnica e Desenvolvimento da Waelzholz. Como fornecedor de aço relaminado de alta qualidade, a Waelzholz dispõe de uma experiência de muitos anos com produtos de aço elétrico, oferecendo, entre outros, qualidades de aços elétricos de grão não orientado de baixa espessura, alta resistência e perdas mínimas. A Waelzholz realiza com clientes e parceiros comerciais um intenso trabalho de desenvolvimento na área da tecnologia de revestimento de autocura e adesão.

| Sustentabilidade Waelzholz e thyssenkrupp dão um passo importante rumo à produção ecológica de aço

A Waelzholz recebeu a primeira entrega de bobinas com redução de CO2 da thyssenkrupp Hohenlimburg. / saiba mais